quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Livro: “As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial no Brasil 120 Anos Após a Abolição”.

Sob a presidência do competente Economista Marcio Pochmann, o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, tem desenvolvido bons trabalhos, dentre os quais a publicação “As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial no Brasil 120 Anos Após a Abolição”.


Resumo: Organizado pelo economista Mario Theodoro, o livro apresenta um conjunto de estudos enfocando diversos aspectos da questão racial no Brasil. Inicia com um enfoque histórico (capítulo 1), que analisa a formação do mercado de trabalho brasileiro à luz do passado escravista e da transição para o trabalho livre. Na seqüência, há um capítulo (2) sobre a discriminação racial e a ideologia do branqueamento que ganham força, sobretudo a partir da abolição.
O terceiro capítulo trata do tema racial tendo em vista as diferentes abordagens sobre a questão da mobilidade social, proporcionando um rico quadro da trajetória dos estudos relacionados ao tema. Os capítulos 4 e 5 tratam dos dados mais recentes sobre as desigualdades raciais, extraídos da Pnad: um sobre os aspectos demográficos outro sobre os diferencias de renda. Já o capítulo 6 trata das políticas públicas de combate à desigualdade racial no Brasil, seus limites e abrangência. Finalmente, no capítulo 7 são apresentadas algumas conclusões com base no que foi discutido nos capítulos anteriores.

Solicitação de exemplares impressos: glaucia@ipea.gov.br

Para baixar seu exemplar em pdf acesse aqui: Livro Desigualdades Raciais


Nenhum comentário:

Postar um comentário