terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jaime Sodré lança novo livro

É amanhã.

Será lançado no próximo dia 15, a partir das 18 horas, o livro Da diabolização à divinização: a criação do senso comum, de Jaime Sodré. A publicação, da Editora da Universidade Federal da Bahia, terá o lançamento realizado no Restaurante Aconchego da Zuzu, ponto de encontro de artistas e intelectuais baianos, localizado no fim de linha do Garcia.
 
Jaime Sodré



Ir além das aparências é o convite que Da diabolização à divinização faz ao leitor. Resultado de um minucioso trabalho de investigação do autor, objetiva revelar alguns dos modos de construção e consolidação das representações sociais, que levaram a corporificar formas de diabolização da mulher, do negro e, extensivamente, do afrodescendente. Tem como cerne a concepção binária do bem e do mal, originadora de imagens mentais, verbais e visuais, atuando no plano do imediato e do empírico, possibilitando a produção e interiorização de estereótipos e preconceitos que fizeram surgir práticas danosas e ainda muito presentes no nosso cotidiano.
 
Para isso, usa como estratégia mostrar o surgimento e a propagação da concepção do mal desde os primórdios cristãos, com a ideia de demônio, além de explicar o papel da arte e da ci­ência na formação dessas representações construtoras do senso comum. O texto ainda narra como essas idealizações negativas incidem marcadamente na religiosidade, principalmente a de matriz africana, apontada como fetichista, direcionada sobrema­neira ao candomblé. Assim, este livro se constitui de fundamental importância para os estudiosos das representações sociais, e todos aqueles interessados em refletir, entender e quebrar os paradigmas da história.
 
SERVIÇO
 
O quê: Lançamento do livro Da diabolização à divinização: a criação do senso comum, de Jaime Sodré
Quando: 15 de dezembro de 2010, a partir das 17h30
Onde: Restaurante Aconchego da Zuzu, Rua Quintino Bocaúiva, nº 18, Garcia (Fim de linha)
Preço do livro: R$ 28,00
Preço do livro (Lançamento): R$ 25,00
 
Informações técnicas
 
ISBN: 978-85-232-07
Número de páginas: 109
Formato: 16 x 23 cm
Ano: 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário